domingo, 11 de dezembro de 2011

Prefeitura de Piranhas cria o único Parque Ambiental-Municipal de Alagoas




A prefeita Mellina Freitas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, criou o PEPS – Parque Ecológico Pedra do Sino com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável, utilizando princípios da conservação da natureza. O PEPS irá contribuir para a manutenção da diversidade biológica, protegendo as espécies ameaçadas de extinção e contribuindo para restauração do ecossistema natural.
PEPS será inaugurado no próximo mês de dezembro e já é o único Parque Ambiental-Municipal de Alagoas. Com 60 espécies vegetais, 3 espécies de serpentes, além de diversos pássaros, roedores, répteis e animais da caatinga em geral, o Parque é uma Unidade de Conservação para proteger as águas do Rio São Francisco. A prefeita Mellina Freitas destacou que a população deve participar da preservação, recuperação, defesa e manutenção da Unidade de Conservação. “A população vizinha bem como toda a comunidade torna-se responsável pelo parque. Esse parque é do povo de Piranhas e nós temos que cuidar muito bem dele”, afirmou a prefeita.

No Parque Ecológico Pedra do Sino poderá se encontrar trilhas ecológicas, áreas para exercícios, mirante turístico – ecológico e horto florestal/municipal. Além disso Guias Ambientais Mirins, que serão estudantes de 14 e 15 do município, serão capacitados para atender a comunidade e os turistas. O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Clênio Tavares, lembrou que para a implantação de uma Unidade de Conservação é necessário dispor de um Plano de Manejo. “O gerenciamento desse plano ficará sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca em consonância com os órgãos ambientais tais como o IMA, IBAMA e o Instituto Xingó”, garantiu o secretário.
A conciliação da preservação ambiental da Reserva de Matas, com as atividades de turismo ecológico, educação ambiental e pesquisa científica, deve cumprir os seguintes objetivos específicos:
- Manter o corpo administrativo eficaz e permanente;
- Proteger as reservas florestais e mananciais hídricos;
- Preservar a fauna regional e loca, assegurando a proteção de espécies ameaçadas;
- Introduzir espécies nativas da flora e da fauna;
- Mover ações para eliminar e reduzir os riscos ambientais;
- Respeitar a capacidade de suporte do ecossistema florestal, quanto ao uso público;
- Conservar as trilhas ecológico-educativas;
- Manter a infra-estrutura necessária aos programas de Administração, Infra-Estrutura e Equipamentos, Meio-Ambiente, Paisagismo, Turismo e Recreação, Educação Ambiental e enriquecimento da flora.




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More